Planilha desenvolvida para análise de dados no Excel, ano 2012. Automação de calculo utilizando Excel VBA, Macro e Formulas.


Painel gerado com Excel/VBA, note que há linhas ocultas, esses valores não existiam no sistema, para não sair na impressão, foi feito um script automático para ocultar as linhas através de um “button“, abaixo, mostro o script.
importante destacar que na coluna I, tem um indicador em formato de semáforo, onde a lógica é: =SE(H2=0%;0;SE(H2<0%;1;SE(H2<50%;1;SE(E(H2>=70%;H2<90%);2;SE(E(H2>=50%;H2<70%);3;SE(H2>=90%;4))))))

Na célula “K”, tem um referência de valor, com a formula: =SE(OU(D2=”0″;D2=””;D2=0);0;1), assim, através do índice consegui ocultar as células que não se enquadravam na lógica, deixando apenas os que tivessem valor (1)

O Excel Automatizava o processo de apoio e tomada de decisão da secretaria, gerando painéis de monitoramento, isso antes da implantação e utilização do BI (OBIEE), onde participei ativamente das primeiras implementações, eram 5 indicadores calculados pela planilha:

PCR Percentual de Captação de Recursos

PEPC Percentual de Elaboração de Projetos de Captação

PIRP Percentual de Incremento de Receita Propria

PIRT Percentual de Incremento de Receita Tributaria

PRRP Percentual de Realização de Receita Própria

Veja o Exemplo do Relatório Final, após tratamento dos dados na planilha:

Dados fictícios, apenas para demonstração da utilização da planilha

Categories:

Comments are closed

Siga-me

Iniciar conversa ...
1
💬 Vamos conversar no whatsapp?
Meu nome é Wilmar,
Vamos conversar pelo whatsapp?
Clique no ícone abaixo ↓