A empresa me procurou querendo gerar relatórios para tomada de decisão em suas planilhas de atendimento ao cliente, no entanto sugeri fazer uma integração entre o Google Sheet e o Power Bi para gerar relatórios gerenciais. Veja em detalhes: AINDA ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO


Por haver dados de clientes reais, alguns dados serão omitidos nos DashBoards abaixo.

A planilha era e ainda continua sendo feita no google sheet, porém tive que refazer, modelar toda a planilha para que o Power Bi conseguisse acessar os dados, podendo assim gerar as análises sugeridas. As tabelas não estavam separadas, dificultando a parte do carregamento dos dados. Tudo estava em uma só planilha. Veja como era:

A dificuldade está em ter várias planilhas em uma pasta de trabalho no sheet para que o PowerBI pudesse carregar para análise. Abaixo, uma amostra de como era antes da implantação do BI para análises.

Problema: se a empresa tiver 1 cliente fica fácil manipular os dados, mas, a medida que em que é adicionado mais um cliente é adicionado mais uma planilha, ao final, tendo que fazer toda a soma a partir do cont.se()

COMO FOI RESOLVIDO OS INPUTS


Cada cadastro foi feito em uma planilha separada.

Na modelagem dos dados no Power BI, fiz um relacionamento entre as tabelas que estavam no Google Sheet, onde cada cadastro tinha um ID/SKU. o Power BI conecta diretamente a planilha do Google Sheet.

Lembrando que essa modelagem é feita apenas no PowerBI.
Cada projeto está relacionado a uma cidade/endereço. É colocado um ponto em cada cidade em que o cliente realiza o trabalho, assim, ele poderá ter uma visão geral de onde os projetos estão sendo realizados.

Segundo Dashboard para análise, dados dos clientes foram omitidos para visualização.

Categories:

Comments are closed

Siga-me

Iniciar conversa ...
1
💬 Vamos conversar no whatsapp?
Meu nome é Wilmar,
Vamos conversar pelo whatsapp?
Clique no ícone abaixo ↓