AppSheet: Conferência de Patrimônio na Administração Pública Federal

O AppSheet é um aplicativo desenvolvido para gerenciamento de patrimônio da União, especificamente para a realização de conferências de patrimônio. Ele foi desenvolvido por Wilmar Borges Leal Junior e é utilizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins (IFTO).
Com o aplicativo desenvolvido com AppSheet, é possível realizar a conferencia de patrimônio de forma eficiente e precisa. Ele permite a criação de relatórios detalhados sobre o estado do patrimônio, incluindo a localização, a descrição, o estado de conservação e o valor do patrimônio. Além disso, o aplicativo permite a realização de inventários, acompanhamento de movimentação de bens e geração de relatórios, utilizando o google data studio, como suporte.
Outra vantagem do AppSheet é sua facilidade de uso. Ele é intuitivo e possui uma interface amigável, o que permite que qualquer pessoa possa utilizá-lo sem a necessidade de treinamento prévio. Além disso, o aplicativo é acessível de qualquer lugar, desde que haja conexão à internet, o que possibilita a realização de conferências de patrimônio de forma remota.
Em resumo, o AppSheet é um aplicativo de gerenciamento de patrimônio da União desenvolvido por Wilmar Borges Leal Junior que é utilizado no IFTO para a realização de conferências de patrimônio. Ele permite a criação de relatórios detalhados e a realização de inventários, além de ser fácil de usar e acessível de qualquer lugar.

O aplicativo faz a conferência de patrimônio de forma automática por meio da extração de dados pré-cadastrado no Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP do Órgão. O teste foi feito no IFTO campus Dianópolis onde tivemos….


O aplicativo foi desenvolvido com Google AppSheet. Os dados são exportados do SUAP-Patrimônio para conferência, o banco de dados é um sheet no google drive, facilitando a atualização do patrimônio, não necessitando de um analista de TI para essa atualização.

Lista de patrimônio vindo do SUAP com sua numeração atribuída

Listagem do Patrimônio conferido com o aplicativo

Tela de busca do patrimônio na base de dados do SUAP. O campo PATRIMÔNIO SUAP, identifica o patrimônio através de leitura do código de barra da etiqueta do patrimônio, o leitor de código de barras utiliza a câmera do celular para realizar a busca no banco de dados, não necessitando digitar manualmente, agilizando o processo de conferência.

Foi adicionado um campo FOTO, para guardar a imagem do bem, caso necessário, para arquivar o estado do bem na data da conferência.

Vídeo gravado do celular mostrando a funcionamento do aplicativo para conferência do patrimônio

Para acompanhar o trabalho de conferência do patrimônio foi desenvolvido um relatório que é atualizado de maneira automática, com isso, pode-se acompanhar o trabalho da comissão de conferência patrimonial em tempo real. Para isso, foi utilizado o Google Data Studio. Nota-se que há vários filtros, o campo carga atual refere-se ao responsável pelo patrimônio, cadastrado no SUAP, em observância a LGPD, foi suprimido em respeito a lei. imagem abaixo: